A
A

Portugal, uma casa para todos

50 min
Ver episódio

Somos o país da Europa em que os jovens saem mais tarde de casa dos pais: apenas aos 34 anos, em média. Ao mesmo tempo, o mercado imobiliário em Portugal transformou-se numa grande descoberta mundial. Os preços da habitação em Lisboa estão 336% acima da média nacional e, na Área Metropolitana do Porto, 191%. Entretanto, os juros  dos empréstimos subiram significativamente.

Como ficam os portugueses no meio de tantas dificuldades para comprar ou arrendar casa?

O arrendamento também não parece uma solução para muitos portugueses. A estudar no Porto, Leonor Rodrigues, de Guimarães, paga 350 euros por um quarto, com más condições, numa casa sobrelotada. Neste momento, a oferta pública de alojamento para estudantes só dá resposta a 14% dos alunos deslocados.

No mercado de arrendamento, os promotores dizem não existir confiança para construir a preços acessíveis, e que a legislação é instável. Já o alojamento local cresceu, e debate-se o seu impacto na escassez de oferta de casas. Perante esta tensão, como garantir, afinal, acesso à habitação para todos?

Estamos a tomar as decisões certas para facilitar o acesso à habitação? As respostas neste documentário, uma co-produção da Fundação com a RTP. Com narração ao vivo do jornalista Carlos Daniel. 

How do you rate this content?
Your opinion is important
0
4 votes
Episódios
Documentários Fundação Francisco Manuel dos Santos
Série
Documentário
19EPISÓDIOS
2021

Documentários da Fundação Francisco Manuel dos Santos coproduzidos com a RTP.

Ler menos
Portuguese, Portugal