Colecção «Os portugueses»

Política e Sociedade

Colecção «Os portugueses»

Dez volumes que fazem uma síntese do País, de quem somos e como somos. Os livros saem todas as últimas sextas-feiras de cada mês, de Fevereiro a Novembro, com o jornal Público.

Os livros saem todas as últimas sextas-feiras de cada mês, de Fevereiro a Novembro, com o jornal Público, a 1€.


Uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com o jornal "Público" e a RTP.

Como nascem e como morrem os Portugueses

Maria Filomena Mendes

Data de saída: 28 de Fevereiro

Um retrato actual da demografia portuguesa: população, nascimentos, óbitos, saldo natural e saldo migratório. Descreve onde e como nascem os Portugueses, e o perfil sociodemográfico das mães, nomeadamente idade, nível de instrução e condição perante o trabalho. Informa também sobre quantos morrem, a que idades e de que causas, qual o panorama das mortes infantis e maternas, e qual a esperança de vida à nascença dos Portugueses.

PDF disponível a 17 de Abril
EPUB disponível a 17 de Abril

Como crescem os portugueses: Infância, Adolescência

Maria do Céu Machado 

Data de saída: 27 de Março

Portugal tem uma história de sucesso na Saúde Infantil, colocando-se no top 5 dos países europeus. Mas a saúde é apenas uma dimensão do Bem-Estar em conjunto com outras como a família, a educação, a justiça, o apoio social. Nestas áreas, estamos também a nível dos melhores países da União Europeia? E estes resultados mantêm-se na adolescência? E o cenário é nacional ou há diferenças entre as grandes regiões portuguesas?

PDF disponível a 15 de Maio 
EPUB disponível a 15 de Maio

Como aprendem os portugueses: escola, ensino básico e secundário, e ensino Superior

Luísa Loura

Data de saída: 24 de Abril

O caminho para a recente história de sucesso de Portugal nos números da Educação – redução do abandono escolar precoce e bons resultados dos alunos de 15 anos no teste internacional PISA – foi longo. No dealbar da revolução de Abril, confrontado com um atraso de mais de 50 anos relativamente aos países do centro e norte europeus, houve que tomar decisões disruptivas que exigiram um grande esforço de professores, alunos, pais e sociedade civil.

PDF disponível a 12 de Junho 
EPUB disponível a 12 de Junho

Como trabalham os portugueses: Trabalho, Emprego, Economia

Pedro Brinca 

Data de saída: 29 de Maio

Portugal é um dos países menos produtivos e com salários mais baixos da UE28 e sem que se note uma tendência de convergência. Neste ensaio é caracterizada a evolução do mercado de trabalho da economia portuguesa nos últimos 30 anos e desafios para o futuro, nomeadamente o impacto que a automação pode ter no início do processo de convergência, bem como políticas com potencial de incentivar a automação e de limitar os seus riscos.

PDF disponível a 17 de Julho
EPUB disponível a 17 de Julho

Como comem os portugueses: Alimentação

Conceição Calhau 

Data de saída: 26 de Junho

Este livro dedica uma reflexão ao tema não só num olhar de alimentação, nutrição e saúde mas também de segurança alimentar e impacto das escolhas alimentares nas gerações seguintes e no ambiente. Como?, Onde? e Quando comem? São as principais questões colocadas ao longo da obra. As alterações de hábitos alimentares podem estar, em parte, associadas a alterações na estrutura das famílias, e nas alterações de oferta pela globalização económica.

PDF disponível a 14 de Agosto 
EPUB disponível a 14 de Agosto

Como adoecem os portugueses: Saúde, Estilos de Vida

Fernando Leal da Costa 

Data de saída: 31 de Julho

Os Portugueses adoecem mais cedo do que deveria ser. Vivem cada vez mais, é certo, mas envelhecem doentes. A nossa saúde mental está longe do que desejaríamos. Morremos muito por causas que poderiam ser prevenidas. Nem sempre comemos bem e, olhando a maioria, quase não fazemos exercício. Bebemos demasiado álcool, mas começamos, finalmente, a deixar de fumar. Conhecer “como adoecem os Portugueses” é descobrir o caminho para que adoeçamos menos.

PDF disponível a 18 de Setembro 
EPUB disponível a 18 de Setembro

Como vivem os portugueses: Habitação, Condições de Vida, Alojamentos, Território, Ambiente  

Alda Azevedo  

Data de saída: 28 de Agosto

Este livro apresenta uma visão integrada sobre como vive a população, em Portugal, no século XXI. Orientada por um conjunto de questões de partida, a autora recorre a dados censitários, administrativos e a indicadores estatísticos para responder a diferentes aspectos das condições de vida dos portugueses, privilegiando sempre que possível e pertinente, a perspectiva territorial.

PDF disponível a 16 de Outubro 
EPUB disponível a 16 de Outubro

Como gastam os portugueses – endividamento, hábitos de consumo, importações e exportações 

Susana Peralta  

Data de saída: 25 de Setembro

Susana Peralta é doutorada em economia pela Université catholique de Louvain, na Bélgica. A sua investigação em economia pública e política está publicada em revistas internacionais como o The Economic Journal, Journal of Public Economics e Public Choice. É  Professora Associada, com agregação, na Nova Scjool of  Business and Economics, desde 2004. Escreve semanalmente no jornal Público

PDF disponível a 13 de Novembro
EPUB disponível a 13 de Novembro

Como envelhecem os portugueses: Envelhecimento, Saúde, Idadismo 

Maria João Guardado Moreira

Data de saída: 30 de Outubro

Incontestavelmente Portugal é um país envelhecido: em 2018, quase 22% da população tinha 65 e mais anos e cerca de 6%, 80 anos e mais. Realidade que resulta da modernização económica e social da sociedade portuguesa. Mas quem são, onde e como vivem os idosos portugueses? Como está a sociedade a responder aos desafios do envelhecimento? Perguntas que importa ir respondendo no quadro de uma reflexão sobre os contextos de envelhecimento em Portugal.

PDF disponível a 18 de Dezembro
EPUB disponível a 18 de Dezembro

Como são os portugueses

Fernando Alexandre  

Data de saída: 27 de Novembro

A baixa produtividade é culpa dos portugueses ou de Portugal? Somos mais qualificados e temos melhores infraestruturas, mas entrámos devagar na era digital e nova era da globalização. A desigualdade é grande e persistente e o sítio onde vivemos continua a ser mais importante que o curriculum vitae. A dívida alta e a poupança baixa sugerem que damos muito valor ao presente. Mas podem também indicar que ainda acreditamos no futuro. 

PDF disponível a 15 de Janeiro de 2021
EPUB disponível a 15 de Janeiro de 2021

Ver

Partilhar