Podcast 'Com tempo e alma'

Outros temas

Podcast 'Com tempo e alma'

Podcast quinzenal da Fundação (quintas-feiras), em parceria com o jornal Público.

Podcast «Com Tempo e Alma»: um jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar.

O podcast está disponível no iTunes e no Spotify.

10/05/2018 - Campanhã: As histórias muito além da estação
Conversa com Mariana Correia Pinto, autora de Porto, Última Estação, um retrato da freguesia de Campanhã, desfiando as histórias das pessoas que habitam a zona mais oriental da cidade do Porto.

26/04/2018 - “Lisboa e Porto vão esgotar, e vamos ter de olhar à volta”
O que veria se se fizesse passar por turista na sua própria cidade? Esta semana, o jornalista João Pedro Pincha conversa com Bernardo Gaivão, que se define como "turista profissional" e escreveu sobre a sua experiência a fazer-se passar por estrangeiro no ensaio Turista Infiltrado.

12/04/2018 - Temos de ser “mais militantes” para enfrentar as ameaças do clima
Conversa da jornalista Lurdes Ferreira (Público) com Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e autor de Alterações Globais: os desafios e os riscos presentes e futuros.

15/03/2018 - Terapias alternativas com energias? “Não há uma ciência alternativa”
A editora de Ciência Teresa Firmino conversa com o bioquímico David Marçal e com João Villalobos, autor do retrato Terapias, Energias e Algumas Fantasias, sobre “terapias” alternativas que recorrem só à “canalização de energias”.

01/03/2018 - E quando a gravidez e o cancro acontecem ao mesmo tempo?
Quando uma mulher está grávida e descobre que tem cancro, o que sente ao encarar a morte enquanto gera uma vida dentro de si? A jornalista do Público Ana Maia conversou com o jornalista Nelson Marques, autor do ensaio Filhos da Quimio, e com a médica oncologista Fátima Cardoso, da Fundação Champalimaud.

15/02/2018 - “Aprendemos o que somos através do que os outros vêem em nós”
Como pode um grupo transformar o nosso comportamento? Até que ponto o que somos depende de quem nos rodeia? A jornalista Catarina Lamelas Moura, da secção Culto, conversa com a investigadora Luísa Pedroso Lima, autora do ensaio Nós e os outros: o poder dos laços sociais.

01/02/2018 - Hiperactividade: Como travar o ciclo de resposta única da medicação?
A editora Bárbara Wong conversa com o pedopsiquiatra Pedro Strecht, autor do livro Hiperactividade e défice de atenção.

13/01/2018 - A Universidade deve preocupar-se com a empregabilidade?
Diogo Queiroz de Andrade conversa com António M. Feijó e Miguel Tamen sobre a missão da Universidade - que, de acordo com os autores do livro A Universidade como deve ser, deve ir muito além da preocupação com a empregabilidade dos diplomados.

21/12/2017 - Fundos europeus levam a mais emprego quando municípios escolhem mais do que uma "gaveta"
O investigador José Tavares, co-autor do estudo O impacto económico dos fundos europeus, explica em que condições o acesso a fundos europeus pelos municípios levou à criação de mais empresas privadas e a mais emprego. Conversa do investigador com a jornalista Luísa Pinto, do Público.

11/12/2017 - Como se constrói o ambiente em Portugal?
Como são feitos os estudos de impacto ambiental? Os funcionários públicos ainda "vestem a camisola"? As investigadoras Sofia Bento e Raquel Carvalheira passaram meses a acompanhar a Agência Portuguesa do Ambiente para o estudo O Estado por dentro e contam neste podcast o que viram. Em conversa com a jornalista Ana Fernandes, do Público.

23/11/2017 - Estudar compensa?
Com Miguel Portela e Hugo Figueiredo, coordenadores do estudo Benefícios do Ensino Superior. Conversa com o jornalista Samuel Silva, do Público.

09/11/2017 - A ciência em Portugal conheceu um Big Bang (mas nem tudo é cor-de-rosa)
Com o físico Carlos Fiolhais e o bioquímico David Marçal, autores dos livros A Ciência em Portugal Pseudociência, respectivamente. Conversa com a jornalista Teresa Firmino, do Público.

26/10/2017 - Educação em exame
Com David Justino, antigo Ministro da Educação e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, e Isabel Flores, investigadora do projecto aQeduto e co-autora do livro Porque melhoraram os resultados PISA em Portugal. Explore o tema através do site A Educação em Exame. Conversa com a jornalista Clara Viana, do Público.

12/10/2017 - As maiorias do presente devem prevalecer sobre as maiorias do futuro?
Com Jorge Pereira da Silva, director da Faculdade de Direito da Universidade Católica em Lisboa e um dos coordenadores do estudo Justiça entre gerações - perspectivas interdisciplinares.

29/09/2017 - "Temos uma espécie de descentralização a duas velocidades"
Com António Tavares, da Universidade do Minho, sobre o estado da administração local em Portugal, em conversa com o jornalista Manuel Carvalho.

16/09/2017 - Falta-nos uma política integrada de combate à pobreza
Com Carlos Farinha Rodrigues, economista do ISEG-ULisboa e coordenador do estudo Desigualdade Económica em Portugal.

01/09/2017 - Retrato de uma "geração que vai tendo muitos rótulos"
Sobre o Retrato dos Jovens 2017 da Pordata. Com o sociólogo Elísio Estanque e o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Hugo Carvalho. 

25/08/2017 - Política portuguesa ainda tem medo de se abrir ao entretenimento
José Santana Pereira, autor de Política e Entretenimento, conversa com a jornalista Maria João Lopes sobre o papel central da televisão para acompanhar a actualidade política em Portugal.

03/08/2017 - O turismo incomoda? São "dores de crescimento"
Vera Gouveia Barros, autora de Turismo em Portugal, conversa com o jornalista João Pedro Pincha sobre os desafios que o país enfrenta para continuar a crescer de forma sustentável na área do turismo.

20/07/2017 - Os modelos do passado são "autênticos pesadelos para o presente"
Maria João Valente Rosa, demógrafa e directora da Pordata, conversa com a jornalista Margarida David Cardoso sobre o Retrato de Portugal 2017.

06/07/2017 - Reconstruir a vida "é uma luta constante" das vítimas de violência doméstica
Carla Maia de Almeida, a autora do livro Em Nome da Filha — Retratos de Violência na Intimidade, à conversa com a jornalista Andreia Sanches, do Público.

22/06/2017 - Incêndios florestais em Portugal
José Miguel Cardoso Pereira e Tiago Oliveira, coordenadores da proposta técnica do Plano Nacional de Defesa Contra Incêndios 2004/2005, à conversa com Ana Fernandes, editora do Público.

08/06/2017 - Sobre o estudo «Limitação de mandatos: o impacto nas finanças locais e na participação eleitoral»
Francisco Veiga e Linda Veiga, coordenadores do estudo, à conversa com Sónia Sapage (jornalista do Público).

25/05/2017 - Sobre o estudo «Migrações e Sustentabilidade Demográfica»
João Peixoto e Jorge Malheiros (dois dos coordenadores do estudo) à conversa com Joana Gorjão Henriques (jornalista do Público).

11/05/2017 - O resultado das eleições presidenciais em França
Pedro Magalhães (Director Científico da FFMS) e Catherine Moury (autora de «A democracia na Europa») à conversa com Clara Barata (jornalista do Público).

Ver

Partilhar