Questões Sociais

Com Tempo e Alma

O novo podcast quinzenal da Fundação (quintas-feiras), em parceria com o jornal Público.

Podcast «Com Tempo e Alma»: Um jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar.

09/11/2017 - A ciência em Portugal conheceu um Big Bang (mas nem tudo é cor-de-rosa)
Com o físico Carlos Fiolhais e o bioquímico David Marçal, autores dos livros A Ciência em Portugal Pseudociência, respectivamente. Conversa com a jornalista Teresa Firmino, do Público.

26/10/2017 - Educação em exame
Com David Justino, antigo Ministro da Educação e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, e Isabel Flores, investigadora do projecto aQeduto e co-autora do livro Porque melhoraram os resultados PISA em Portugal. Explore o tema através do site A Educação em Exame. Conversa com a jornalista Clara Viana, do Público.

12/10/2017 - As maiorias do presente devem prevalecer sobre as maiorias do futuro?
Com Jorge Pereira da Silva, director da Faculdade de Direito da Universidade Católica em Lisboa e um dos coordenadores do estudo Justiça entre gerações - perspectivas interdisciplinares.

29/09/2017 - "Temos uma espécie de descentralização a duas velocidades"
Com António Tavares, da Universidade do Minho, sobre o estado da administração local em Portugal, em conversa com o jornalista Manuel Carvalho.

16/09/2017 - Falta-nos uma política integrada de combate à pobreza
Com Carlos Farinha Rodrigues, economista do ISEG-ULisboa e coordenador do estudo Desigualdade Económica em Portugal.

01/09/2017 - Retrato de uma "geração que vai tendo muitos rótulos"
Sobre o Retrato dos Jovens 2017 da Pordata. Com o sociólogo Elísio Estanque e o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Hugo Carvalho. 

25/08/2017 - Política portuguesa ainda tem medo de se abrir ao entretenimento
José Santana Pereira, autor de Política e Entretenimento, conversa com a jornalista Maria João Lopes sobre o papel central da televisão para acompanhar a actualidade política em Portugal.

03/08/2017 - O turismo incomoda? São "dores de crescimento"
Vera Gouveia Barros, autora de Turismo em Portugal, conversa com o jornalista João Pedro Pincha sobre os desafios que o país enfrenta para continuar a crescer de forma sustentável na área do turismo.

20/07/2017 - Os modelos do passado são "autênticos pesadelos para o presente"
Maria João Valente Rosa, demógrafa e directora da Pordata, conversa com a jornalista Margarida David Cardoso sobre o Retrato de Portugal 2017.

06/07/2017 - Reconstruir a vida "é uma luta constante" das vítimas de violência doméstica
Carla Maia de Almeida, a autora do livro Em Nome da Filha — Retratos de Violência na Intimidade, à conversa com a jornalista Andreia Sanches, do Público.

22/06/2017 - Incêndios florestais em Portugal
José Miguel Cardoso Pereira e Tiago Oliveira, coordenadores da proposta técnica do Plano Nacional de Defesa Contra Incêndios 2004/2005, à conversa com Ana Fernandes, editora do Público.

08/06/2017 - Sobre o estudo «Limitação de mandatos: o impacto nas finanças locais e na participação eleitoral»
Francisco Veiga e Linda Veiga, coordenadores do estudo, à conversa com Sónia Sapage (jornalista do Público).

25/05/2017 - Sobre o estudo «Migrações e Sustentabilidade Demográfica»
João Peixoto e Jorge Malheiros (dois dos coordenadores do estudo) à conversa com Joana Gorjão Henriques (jornalista do Público).

11/05/2017 - O resultado das eleições presidenciais em França
Pedro Magalhães (Director Científico da FFMS) e Catherine Moury (autora de «A democracia na Europa») à conversa com Clara Barata (jornalista do Público).

O podcast está disponível também no iTunes.

Ver

Partilhar