Programa «Da Capa à Contracapa»

Outros temas

Programa «Da Capa à Contracapa»

Os grandes temas da actualidade em debate aos sábados, às 9h30 na Rádio Renascença. Veja ou reveja os debates anteriores, disponíveis na lista em baixo.

«Da Capa à Contracapa» é o novo programa de rádio da Fundação com a Rádio Renascença. Um programa que descodifica os grandes temas do país e do mundo. Todos os sábados às 9:30, na rádio e na internet. A moderação cabe a José Pedro Frazão. O genérico do programa é da autoria do compositor e pianista Mário Laginha.

16/06/2018 - Andamos a tratar bem a Língua Portuguesa?
Os professores Maria do Carmo Vieira (autora de O Ensino do Português), Adelino Calado e Rui Afonso Mateus juntam-se a José Pedro Frazão para discutir o ensino do português e a forma como tratamos a Língua Portuguesa na nossa sociedade.

09/06/2018 - A arte de contar e a magia do cinema
João Lopes (autor de Cinema e história, aventuras narrativas) e Joaquim Sapinho juntam-se a José Pedro Frazão para falar de cinema nesta edição do Da Capa à Contracapa.

02/06/2018 - As pescas em Portugal
Com Álvaro Garrido, autor do ensaio As Pescas em Portugal, e Eurico Monteiro, antigo Diretor Geral das Pescas.

26/05/2018 - As periferias da periferia
Com Álvaro Domingues, que acaba de lançar o livro Volta a Portugal; e a Jornalista Mariana Correia Pinto, autora do livro Porto, última estação.

19/05/2018 - A saúde mental dos portugueses
A esperança média de vida aumentou. Vamos viver mais, mas isso será necessariamente bom? Para que devemos preparar-nos e como? As políticas de futuro na saúde mental são um dos maiores desafios das sociedades do século XXI. Debate com José Caldas de Almeida, psiquiatra e autor do novo ensaio A saúde mental dos portugueses, e Fernando Leal da Costa, antigo secretário de Estado e Ministro da Saúde.

12/05/2018 - Ter 40 anos hoje em Portugal
Tentamos conhecer melhor a geração dos que têm hoje entre 40 e 50 anos, os que vivem entre o passado e o chamado “novo futuro”. São convidados Maria João Valente Rosa, directora da Pordata, e o escritor Jacinto Lucas Pires.

05/05/2018 - Os portugueses andam desligados da política. Porquê?
44 anos passados sobre o 25 de Abril e 50 sobre o Maio de 68, debate com a investigadora e politóloga Conceição Pequito, autora de Qualidade da Democracia em Portugal, e Hugo Carvalho, presidente da direcção do Conselho Nacional de Juventude.

28/04/2018 - O trabalho do futuro
Como é que o trabalho será alterado nas próximas décadas com as novas tecnologias? Que desafios teremos que enfrentar? Debate entre o economista Fernando Alexandre e o ex-sindicalista e investigador Manuel Carvalho da Silva.

21/04/2018 - A qualidade da democracia em Portugal
A partir do ensaio A Qualidade da Democracia em Portugal, de Conceição Pequito. Debate com o escritor Henrique Raposo e o historiador Rui Tavares.

14/04/2018 - Viver com deficiência em Portugal
Conversa com o deputado Jorge Falcato e o sociólogo Fernando Fontes, autor do ensaio Pessoas com Deficiência em Portugal, sobre as dificuldades e os desafios que os deficientes enfrentam em Portugal.

07/04/2018 - Portugal, o Euro, o crescimento económico e o comércio internacional
Com Pedro Braz Teixeira e João Amador, respectivamente autores dos ensaios O Euro e o crescimento económico e Portugal e o comércio internacional, publicados pela FFMS.

31/03/2018 - Migrações
Programa sobre quem chega e parte em busca de uma vida melhor: os migrantes. Programa com Gonçalo Matias, professor e investigador em Direito na Universidade Católica, assessor do Presidente da República e autor de um ensaio da FFMS sobre Migrações e Cidadania, e António Vitorino, ex-Ministro da Defesa e candidato à Presidência da Organização Internacional para as Migrações da ONU.

24/03/2018 - O futuro das nossas florestas
Debate sobre as estratégias de reflorestação, de prevenção e de combate aos incêndios em Portugal. Com António Salgueiro, um dos maiores especialistas nacionais na área da floresta, e Cidália Ferreira, presidente da Câmara da Marinha Grande. O livro O Futuro da Floresta em Portugal, de João Santos Pereira, dá mote à conversa.

17/03/2018 - Terapias alternativas e não convencionais
O que são terapias alternativas? No que diferem das chamadas terapêuticas não convencionais? E o que pensa a ciência sobre estas práticas? Os convidados são José Faro, diretor da Escola de Medicina Tradicional Chinesa, e o bioquímico e divulgador científico David Marçal (autor de Pseudociência). A conversa tem por base o retrato Terapias, energias e algumas fantasias.

10/03/2018 - Entre mãe e filho às vezes a vida perde para o amor
Debate sobre o cancro na gravidez. Conheça a história, na primeira pessoa, de uma mulher que enfrentou o inimaginável e fez quimioterapia durante a gestação. Uma conversa com o jornalista Nelson Marques, autor do livro Filhos da Quimio, e Raquel Soeiro, uma das cinco grávidas retratadas no seu livro.

03/03/2018 - Violência doméstica
A poucos dias do Dia internacional da Mulher, no próximo dia 8, olhamos para um crime geralmente cometido contra mulheres. Convidados: Carla Maia de Almeida, autora do livro Em nome da Filha, e Rui do Carmo, Procurador da República jubilado e coordenador da equipa de análise retrospectiva de homicídio em violência doméstica.

24/02/2018 - A importância dos livros nas nossas vidas
Os livros ainda mudam vidas? Que livros são fundamentais? Em tempo de aniversário, a Fundação Francisco Manuel dos Santos contabiliza um milhão de livros colocados nas mãos dos portugueses ao longo de nove anos de edições. António Araújo, diretor de publicações e membro da comissão executiva e do conselho de administração da Fundação, e Pedro Mexia, poeta, cronista, comentador e crítico literário, são os convidados.

17/02/2018 - Um olhar sobre as políticas sociais do presente e do futuro
Como estará o país daqui a 20, 30, 40 anos? Como será a Europa e como será o Portugal dos nossos filhos e netos? Que novas políticas sociais poderão surgir? Que caminhos poderemos percorrer em direcção a uma sociedade mais justa, mais equilibrada social e economicamente? Conversa com Amilcar Moreira, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

10/02/2018 - A liberdade de imprensa e a democracia
José Manuel Fernandes (autor do ensaio Liberdade e Informação) e Pedro Norton, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian e ex-CEO do Grupo Impresa, debatem a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa.

03/02/2018 - Estádio global
Como é possível que um simples jogo de bola se tenha tornado no desporto mais popular e mediático de sempre, que move multidões? Como é que o futebol gere tantas emoções e envolve negócios de milhões? E como é que evoluiu o desporto-rei nas últimas décadas em Portugal? Debate com o ex-futebolista Nuno Gomes e com Fernando Sobral, autor do ensaio Futebol, o estádio global.

27/01/2018 - Nós e os outros
Até que ponto o que somos depende de quem nos rodeia? Como pode um grupo transformar o nosso comportamento? Que consequências tem o isolamento social na nossa vida? As convidadas são Luísa Lima, a autora do ensaio Nós e os Outros, o poder dos laços sociais, e a jornalista e escritora Isabel Stilwell.

20/01/2018 - A infância e os desafios tecnológicos
Quais são os desafios que se colocam hoje a pais, educadores e profissionais de saúde? Debate entre Pedro Strecht, autor do novo livro da Fundação Hiperactividade e Défice de Atenção, e Maria do Céu Machado, autora do ensaio Adolescentes.

13/01/2018 - Raio-x à Saúde
A saúde em Portugal e o actual surto de gripe são os temas em debate. Os convidados são Francisco George, antigo diretor-geral de Saúde e actual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, e o economista e professor catedrático Pedro Pita Barros, especialista em Economia da Saúde e autor de Pela sua saúde.

06/01/2018 - "Acordo de Paris não chega para travar alterações climáticas"
Numa altura em que grande parte do mundo se vê afectada por vagas de frio históricas ou por tempestades fortes, parece certo que o ano de 2018 será marcado pela discussão sobre as alterações climáticas. Convidámos Ricardo Trigo, climatologista da Universidade de Lisboa, e o antigo ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva, actualmente director-geral de Desenvolvimento e Cooperação da OCDE.

30/12/2017 - Graça Franco e Marçal Grilo fazem a revista de um ano de extremos
Da tragédia dos incêndios à vitória de Salvador Sobral no festival da Eurovisão, 2017 foi de extremos, de proteccismo americano e de nacionalismos. No último «Da Capa à Contracapa» do ano, fizemos uma revista aos grandes acontecimentos e personalidades que marcaram 2017. Convidados: Eduardo Marçal Grilo, antigo Ministro da Educação e membro do Conselho de Curadores da FFMS, e Graça Franco, directora de Informação da Renascença.

23/12/2017 - O que inquieta crentes e não crentes?
O que distingue e aproxima crentes e não crentes? O que os inquieta? Debate entre Alexandre Palma, professor de Teologia da Universidade Católica e padre do Patriarcado de Lisboa, e o jornalista Henrique Monteiro, antigo director do Expresso.

09/12/2017 - A importância da arte na sociedade
Que papel desempenham os artistas hoje na nossa sociedade? Ainda há intervenção pelas artes em Portugal? O que pode um músico fazer pela auto-estima de um povo? É preciso ser crítico do Estado para intervir? É preciso ter apoio privado? Debate com Ana Ventura Miranda, directora do Arte Institute em Nova Iorque, e o realizador de cinema António-Pedro Vasconcelos, autor do livro O Futuro da Ficção.

02/12/2017 - Vamos conhecer o Estado "por dentro"
Daniel Seabra Lopes, antropólogo do ISEG e coordenador do estudo O Estado por dentro, e Pedro Lomba (jurista, professor universitário, antigo secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional) são os convidados.

25/11/2017 - Em busca da misteriosa "classe média"
Existe de facto uma classe média? Quantos de nós pertencemos a ela? Como é que é tratada em Portugal? Debate com Elísio Estanque, autor do ensaio Classe Média: Ascensão e Declínio, e Amílcar Moreira, investigador do ICS-ULisboa.

18/11/2017 - Os cientistas portugueses pelo mundo
Com David Marçal, coordenador da rede GPS - Global Portuguese Scientists. Via Skype, serão ouvidos Sónia Negrão, Sílvia Curado, Ricardo Almeida e Ana Veríssimo, cientistas portugueses emigrados respectivamente na Arábia Saudita, nos Estados Unidos, na Antártida e no Japão.

11/11/2017 - Orçamento do Estado à mesa
Com a ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite e o economista e professor Pedro Pita Barros, da Universidade Nova de Lisboa.

04/11/2017 - A corrupção
Com Luís de Sousa, autor do livro Corrupção, e Maria José Morgado, Procuradora-geral Distrital de Lisboa.

28/10/2017 - Ciência e pseudociência à portuguesa
Com Carlos Fiolhais, autor de A ciência em Portugal, e David Marçal, autor de Pseudociência e coordenador da rede GPS - Global Portuguese Scientists.

21/10/2017 - A Rússia 100 anos depois da Revolução
Com José Milhazes, autor de Rússia e Europa: uma parte do todo, e Bernardo Pires de Lima, autor de Putinlândia e de Portugal e o Atlântico.

14/10/2017 - Mobilidade social. É possível "subir na vida" em Portugal?
Com Teresa Bago d’Uva, uma das autoras do estudo Mobilidade Social em Portugal, e Vasco Ramos, sociólogo especializado em classes e desigualdades sociais.

07/10/2017 - Como é e como deveria ser o Ensino Superior em Portugal?
Com João Queiró, autor do ensaio O Ensino Superior em Portugal, e António Feijó e Miguel Tamen, autores de A Universidade como deve ser.

30/09/2017 - Em que pé está a igualdade?
Com os economistas Susana Peralta e Fernando Alexandre. A propósito do Encontro da Fundação 2017, sobre o tema da igualdade.

23/09/2017 - As eleições alemãs
Com Vítor Bento, autor de Economia, moral e política, Margarida Marques, deputada na Assembleia da República e ex-Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e Miguel Poiares Maduro, especialista de Direito Europeu e ex-Ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional.

16/09/2017 - Autárquicas. Como é o poder local hoje?
Com Carlos Jalali, o autor de Partidos e sistemas partidários, e António Lobo Xavier, membro do Conselho de Administração da FFMS.

09/09/2017 - Portugal não está a envelhecer de "forma saudável"
Com Fernando Ribeiro Mendes, autor de Segurança Social: o futuro hipotecado, e Maria João Valente Rosa, directora da Pordata.

 

02/09/2017 - O que mudou na educação ao longo dos anos?
Com dois antigos ministros da Educação: Eduardo Marçal Grilo e David Justino.

26/08/2017 - O Portugal que exporta
Com Filipe S. Fernandes, autor de Os exportadores portugueses, e o Presidente da AICEP, Luís de Castro Henriques. Moderação de António Costa, director do jornal Eco.

19/08/2017 - ​Como nascem os livros?
Com Inês Fonseca Santos, autora de Vale a pena?, e os escritores Paulo José Miranda e Mário de Carvalho, com moderação de João Paulo Cotrim.

12/08/2017 - Estará Trás-os-Montes condenado ao abandono?
Com o escritor José Rentes de Carvalho e o jornalista e também autor da Fundação, Henrique Raposo, numa conversa moderada por David Lopes, director da FFMS.

04/08/2017 - Mais igualdade é possível? Na Madeira, Martim Moniz e Cova da Moura, há três casos exemplares
Com a médica Tânia Bonifácio, o ex-recluso Johnson Semedo e o professor Joaquim Sousa. Moderação de Bárbara Reis, directora da Revista XXI, Ter Opinião n.º 8.

29/07/2017 - O que podemos fazer pelas nossas cidades?
Com Álvaro Domingues, geógrafo autor de «Cidade esponja», ensaio publicado na revista XXI, Ter Opinião nº 4, e a socióloga Luísa Schmidt, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

22/07/2017 - Portugal e o Mar
Com Tiago Pitta e Cunha, autor de Portugal e o Mar, e Bernardo Pires de Lima, autor de Portugal e o Atlântico.

15/07/2017 - O Interior está condenado ao abandono?
Com Henrique Pereira dos Santos, autor de Portugal: paisagem rural, e Helena Freitas, bióloga da Universidade de Coimbra que presidiu à Unidade de Missão de Valorização do Interior.

08/07/2017 - Que desafios enfrenta a família em Portugal?
Conversa sobre o estudo Determinantes da Fecundidade em Portugal. Com a autora e demógrafa da Universidade de Évora, Maria Filomena Mendes, e o pediatra Mário Cordeiro, autor do livro Crianças e Famílias num Portugal em Mudança.

01/07/2017 - Os 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal
Com o advogado António Vitorino e Francisco Teixeira da Mota, autor de 'A liberdade de expressão em tribunal'.

24/06/2017 - Religiosidade popular e outras expressões de fé
Com Bruno Vieira Amaral, autor de Aleluia!e Alfredo Teixeira, especialista em Ciências da Religião da Universidade Católica Portuguesa.

17/06/2017 - O futuro dos livros, entre o Twitter e o tédio
Com Francisco José Viegas, editor da Quetzal e ex-Secretário de Estado da Cultura, e António Araújo, director de publicações da FFMS.

10/06/2017 - 10 de Junho. Portugal e os portugueses
Com Raquel Vaz-Pinto, a autora de Os Portugueses e o Mundo, e Luís Amado (ex-Ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros e curador da FFMS).

03/06/2017 - Dia Mundial do Ambiente: como tornar Portugal mais sustentável?
Com Sofia Guedes Vaz, autora do ensaio «Ambiente em Portugal», e Viriato Soromenho Marques, professor, filósofo, especialista em ética, educação e políticas ambientais.

27/05/2017 - Podem os portugueses confiar na Justiça?
Com Nuno Garoupa (autor de 'O governo da Justiça') e Mariana França Gouveira (coordenadora do estudo 'Justiça económica em Portugal').

20/05/2017 - Precisamos de imigrantes
Com João Peixoto, Maria Teresa Medeiros Garcia e Vítor Escária, autores do estudo Migrações e sustentabilidade demográfica.

06/05/2017 - O futuro da Europa joga-se em França
Com Pedro Magalhães, director científico e autor de Sondagens, Eleições e Opinião Pública, e Marina Costa Lobo, cientista política do ICS-UL.

29/04/2017 - O Dia do Trabalhador com um olhar sobre o sector do turismo
Com Inês Brasão, autora de Hotel, os Bastidores, e Vera Gouveia Barros, autora de Turismo em Portugal.

22/04/2017 - "Fechar a França não faz sentido"
Com Jaime Gama, presidente da FFMS, Pedro Magalhães, director científico da FFMS, e Joana Carvalho Fernandes, autora de A porteira, a madame e outras histórias de portugueses em França.

Ver

Partilhar