Programa científico

Programa científico

Cinco áreas da coordenação científica da FFMS: Conhecimento, Desenvolvimento Económico, Estado e Sistema Político, Políticas Sociais e População.
A actividade científica sempre constituiu uma prioridade para a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Promover estudos científicos sobre a sociedade portuguesa que permitam uma compreensão aprofundada da realidade e um debate informado sobre temas essenciais para o desenvolvimento da sociedade afigura-se como um objectivo primordial, com o cuidado de divulgar o conhecimento produzido do modo mais abrangente possível.

Desde 2014, a actividade cientifica da Fundação é dirigida por Pedro Magalhães e encontra-se organizada em cinco áreas: Conhecimento (coordenada por Carlos Fiolhais); Desenvolvimento Económico (coordenada por Susana Peralta); Estado e Sistema Político (coordenada por Pedro Magalhães); Políticas Sociais (coordenada por  Pedro Pita Barros); e População (coordenada por Maria João Valente Rosa).

Cada uma das áreas promove investigação sobre os eixos temáticos definidos para o triénio 2015-2017:

I.  “Bom Governo” e Democracia: estudos sobre a qualidade do funcionamento, transparência e democraticidade das instituições do estado e da administração pública central e local e suas consequências para o bem-estar das populações e para o desenvolvimento económico.

II. Coesão Social e Justiça Intergeracional: estudos sobre a forma como o desenho e funcionamento dos sistemas de segurança social e de educação afectam a distribuição de recursos e de oportunidades entre indivíduos e entre gerações.

III. Inovação, Investimento e Crescimento Económico: estudos sobre a forma como o investimento público e privado em actividades produtivas e na formação do capital humano contribuem para a transformação estrutural da economia, para a transferência de conhecimento para as empresas e para o crescimento económico. 

Ver

Partilhar