Praça da Fundação na Feira do Livro de Lisboa 2020
Ciclo de Conferências

Praça da Fundação na Feira do Livro de Lisboa 2020

28 agosto A 13 setembro 2020

A Feira do Livro de Lisboa no Parque Eduardo VII realiza-se mais tarde do que é habitual, devido à pandemia de Covid-19. A partir de 27 de Agosto, a Fundação está na feira com descontos na venda de livros, e no dia seguinte começam as apresentações de novidades, programas em parceria com a Rádio Renascença e debates com autores. Conheça o programa completo da Praça da Fundação aqui. E no fim da página, veja os descontos e promoções nas publicações.
Saiba mais sobre o ciclo
Filosofia e Cultura

Ensaio Geral – Live on tape

28 agosto 2020

Programa de debate cultural da Renascença gravado ao vivo na Praça da Fundação. Com os autores da Fundação Bruno Vieira Amaral, Djaimilia Pereira de Almeida, Humberto Brito e Miguel Valle de Figueiredo. Este evento não terá assistência de público.
Questões Sociais

Quem nos dá a mão quando estamos isolados?

29 agosto 2020

Conversa com Humberto Brito, fotógrafo e co-autor de um novo livro da Fundação sobre a vida conjugal em contexto de pandemia, e a psicóloga social Luísa Lima. Moderação pelo fotógrafo Pedro Letria. A assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.
Ciência e Tecnologia

A ciência ainda pode mudar o mundo?

30 agosto 2020

Debate com os jornalistas Ana Gerschenfeld e José Vítor Malheiros, autores do novo livro da Fundação «Dez grandes mistérios do cosmos», e o físico Vítor Cardoso. Com moderação da jornalista Sara Sá. A assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.
Economia e Políticas Económicas

O que nos deve a banca, e o que lhe devemos a ela?

30 agosto 2020

Debate sobre a banca portuguesa com a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, a presidente do ISEG Clara Raposo e os autores do novo livro da Fundação sobre a banca, Jorge Braga de Macedo, Nuno Cassola e Samuel da Rocha Lopes. Com moderação da jornalista Helena Garrido. A entrada é livre, mas por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.
Outros temas

Programa «Nunca é Tarde», da Renascença

4 setembro 2020

Programa da Renascença com música e informação de actualidade. Pelo meio, entrevistas de André Rodrigues a Luísa Loura, Maria do Céu Machado, Pedro Brinca, Alda Azevedo e Susana Perelta, alguns dos autores da colecção de livros «Os Portugueses», que a Fundação desenvolveu com a Renascença e o Público com base em dados da Pordata. Este evento não terá assistência de público.
Educação

Sob a crise pandémica, como adaptar o regresso às aulas e o sistema educativo?

4 setembro 2020

Programa Da Capa à Contracapa, em parceria com a Renascença. Com o ex-Ministro da Educação Nuno Crato e a investigadora Filomena Gaspar, do CES-Universidade de Coimbra. Este evento não terá assistência de público.
Questões Sociais

Que cidade emergiu do silêncio e do vazio?

5 setembro 2020

Debate com o fotógrafo Miguel Valle de Figueiredo e o escritor Bruno Vieira Amaral, autores do livro «Cidade Suspensa: Lisboa em Estado de Emergência», publicado pela Fundação. Moderação por Filipa Melo, escritora e jornalista. A assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.
Política e Sociedade

Até quando "jobs for the boys" e "boys for the jobs"?

5 setembro 2020

Debate com base no novo livro da cientista política Patrícia Silva. Com a autora e o especialista de corrupção Luís de Sousa. Moderação do jornalista Carlos Rodrigues Lima. A assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.
Ciência e Tecnologia

A ética tecnológica é uma questão artificial?

5 setembro 2020

Debate com base no novo livro «Um dia normal na era digital», da jornalista Bárbara Reis, publicado pela Fundação. Com a autora e Arlindo Oliveira, ex-presidente do Técnico. Moderação do jornalista João Pedro Pereira. A assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.
Outros temas

O que é feito do planeta azul?

6 setembro 2020

Debate com base no novo livro «Tanto que está nas nossas mãos», publicado pela Fundação. Com a autora, a jornalista Teresa Firmino, o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e moderação do biólogo Gonçalo Calado. A assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima é de 48 pessoas.
Questões Sociais

Sou mulher hoje, e depois?

6 setembro 2020

Debate com base no novo livro «Que a revolução seja maior», publicado pela Fundação. Com a autora, Francisca Gorjão Henriques, e a investigadora Filipa Lowndes Vicente. A moderação é da jornalista Paula Barreiros. Assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.
Outros temas

Somos o que comemos? E comemos mal ou bem?

11 setembro 2020

Apresentação do novo livro "Hábitos Alimentares dos Portugueses", da investigadora Mónica Truninger, no programa Da Capa à Contracapa da rádio Renascença. São convidados a autora e o nutricionista Pedro Graça. Moderação do jornalista José Pedro Frazão. A assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.
Questões Sociais

Que estrelas vêem os adolescentes de hoje no céu?

12 setembro 2020

Conversa com base no novo livro «Adolescentes, de Margarida Gaspar de Matos. São convidadas a autora e a adolescente Isabel Behrens. Moderação de Duarte Zoio, do gabinete de comunicação da Ordem dos Psicólogos Portugueses. A assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.
Outros temas

Podem a natureza e as culturas locais resistir à pressão do turismo?

13 setembro 2020

Uma conversa com Ana Cristina Leonardo, autora do livro «Culatra, Uma Ilha com Gente Dentro», e o jornalista Paulo Moura. A assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.
Economia e Políticas Económicas

Que garantia nos dá a Segurança Social?

13 setembro 2020

Conversa com base no novo livro «Construir um presente para ter futuro». Com os autores Raquel Martins e Sérgio Aníbal e com o especialista em políticas sociais Amílcar Moreira. A assistência é livre. Por motivos de segurança, a lotação máxima será de 48 pessoas.

Partilhar