«Nós, Portugueses: Um Futuro por Desenhar»
Economia e Políticas Económicas

«Nós, Portugueses: Um Futuro por Desenhar»

10 e 11 dezembro 2020

2020

10 dezembro
21h00 - 21h45
RTP1

2020

11 dezembro
21h00 - 21h45
RTP1

«Nós, Portugueses: Um Futuro por Desenhar»

Não perca o terceiro e último documentário desta série, com dados da Pordata. Uma co-produção Fundação com a RTP, com narração do jornalista Carlos Daniel.

Nascer em Portugal significava no início de 2020 herdar a terceira maior dívida pública da Europa. No futuro, o país vai ficar mais perto ou mais longe do centro mundo? Vai a tecnologia ajudar-nos a vencer a geografia? A educação e a imigração vão ser antídoto para os impactos da dívida e de uma população cada vez mais envelhecida? Pistas para falar do futuro no último documentário da série «Nós, Portugueses», com que a Fundação assinala os 10 anos da Pordata.

Programa

Ver dia

RTP1

  • 21h00
    Um Futuro por Desenhar (1ª parte)
    Passaram-se 46 anos desde o fim da ditadura em Portugal. Quatro décadas de descoberta e de tentativa e erro que convergiram neste presente em que agora nos encontramos e que entregamos a quem chega. Quem nasceu em Portugal durante o ano passado, herdou um país com a terceira maior dívida pública da Europa e a quarta maior dívida pública da OCDE relativamente à riqueza produzida num ano.

RTP1

  • 21h00
    Um Futuro por Desenhar (2ª parte)
    Portugal é hoje um dos países do mundo com maior potencial de automação e robotização dos processos produtivos, com mais de 50 por cento dos postos de trabalho existentes passíveis de serem automatizados. Um dado que poderá ter tanto de assustador como de encorajador para definir o futuro.
Ver

Partilhar