Como se aprende a ler?
Educação

Como se aprende a ler?

13 outubro 2010

2010

13 outubro
17h30 - 19h00
Lisboa
Ver mapa

Como se aprende a ler?

Estratégias locais e internacionais que se têm destacado como mais eficazes.

É consensualmente aceite que a leitura é imprescindível para o desenvolvimento da criança, sendo-lhe reconhecida grande importância no contexto escolar e extra-escolar. Esta conferência esclareceu, a partir de estudos da psicologia cognitiva, como aprendem as crianças a ler e que estratégias podem ser utilizadas para fomentar as capacidades de leitura. Recorrendo a experiências nacionais e internacionais analisaram-se as estratégias que se têm destacado como mais eficazes e discutiram-se os fundamentos psicopedagógicos que lhes estão subjacentes. Roger Beard, psicólogo inglês, apresentou as principais estratégias do Plano Nacional de Leitura inglês, analisando quais as mais eficazes e as que necessitam de mais investigação. Linda Siegel, psicóloga canadiana, focou-se nas dificuldades de aprendizagem da leitura e nas estratégias de remediação. Por último, foram apresentados alguns resultados de um estudo, realizado por Isabel leite e Ana Bragança, sobre os exercícios e conteúdos dos livros escolares para o ensino da Língua Portuguesa em níveis iniciais, identificando os conhecimentos e capacidades promovidos na aprendizagem da leitura e da escrita. A moderação esteve a cargo de Carlos Reis.

Programa

Ver

Partilhar