Quem Somos?
Quem Somos?
Nós, Portugueses

Quem Somos?

12 fevereiro 2020
Nós, Portugueses

Quem Somos?

12 fevereiro 2020
Parte I - Alice Vieira, Pedro Góis, José Manuel Sobral e Carlos Daniel.

2020

12 fevereiro
14h00 - 23h30
Pavilhão Carlos Lopes
Ver mapa

Quem Somos?

A sociedade portuguesa está em mudança. Quantos somos e como somos? De que forma as alterações demográficas que acontecem em Portugal vão influenciar o país no futuro? E como se reflectem noutras geografias? Não perca a conferência com um dos maiores especialistas em demografia e economia de Harvard, David Bloom.

Daqui a 50 anos, Portugal estará envelhecido, com menos crianças e mais idosos, e isso traz grandes desafios. Num país grisalho, as alterações demográficas influenciarão todas as vertentes da actividade humana. Pensar sobre a demografia é, por isso, planear atempadamente o futuro da nossa «casa comum». Em debate estarão o demógrafo e consultor da conferência Pedro Góis, a escritora Alice Vieira e o antropólogo José Manuel Sobral. Em seguida, sobe ao palco um dos maiores especialistas em demografia e economia de Harvard, David Bloom, para analisar as consequências destas alterações nacionais à escala global. Na abertura da conferência é exibido, em antestreia, um documentário produzido especialmente para este ciclo, em parceria com a RTP, narrado pelo jornalista Carlos Daniel. “Nós Portugueses – Nascer para não Morrer” aborda os desafios futuros da demografia nacional: a incapacidade de renovação de gerações, que as migrações dificilmente conseguirão compensar, a concentração da população no litoral e um interior cada vez mais despovoado.

O demógrafo e economista de Harvard David Bloom sobe ao palco para explicar as consequências globais das alterações nas demografias nacionais.

Programa

  • 14h00
    Acreditação
  • 15h00
    Documentário “Nós, Portugueses – Nascer para não morrer"
    Antestreia do documentário* sobre o Portugal que seremos com as alterações demográficas, feito em parceria com a RTP. Com dados da Pordata e uma visão prospectiva, este é um documentário inédito, narrado pelo jornalista Carlos Daniel. (*) Este documentário não será transmitido em directo em streaming.
  • 16h00
    Desafios para o futuro
    Portugal tem hoje baixas taxas de natalidade e de mortalidade características dos países desenvolvidos. Como manter a identidade, a coesão social e intergeracional? Como habitar o território de forma homogénea? De que forma educamos velhas e novas gerações para a diversidade?
  • 17h00
    Intervalo
  • 17h30
    Demografias nacionais, consequências globais
  • 18h35
    Encerramento
  • 22h00
    Assista ao vivo ao programa Fronteiras XXI
    A família em Portugal já não é o que era. Como mudaram as famílias e que novos desafios enfrentam? “Famílias como as nossas” é o tema do primeiro debate da nova temporada do Fronteiras XXI, programa mensal da RTP3 que resulta de uma parceria da Fundação com a televisão pública. Com moderação da jornalista Ana Lourenço, discute-se o presente a pensar no futuro. O programa é gravado ao vivo e em directo do Pavilhão Carlos Lopes.
Ver

Partilhar