2019
O que comer? - Conferência de ciência GPS
O que comer: plantas mais resistentes ou mais nutritivas? Carne artificial? Como pode a ciência ajudar a alimentar uma população em crescimento, num contexto de alterações climáticas?
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, esta conferência pretende valorizar o trabalho feito por cientistas portugueses no mundo. Três cientistas da rede GPS – Global Portuguese Scientists (www.gps.pt) debruçam-se sobre um tema em que pensamos todos os dias. O que comer: plantas mais resistentes ou mais nutritivas? Carne artificial? Como pode a ciência ajudar a alimentar uma população em crescimento, num contexto de alterações climáticas?
Os cientistas-GPS têm em média duas experiências no estrangeiro [...]. A duração média de cada experiência internacional é de 38 meses. As estadas das mulheres são em média mais curtas (35 meses) do que as dos homens (41 meses). Os homens vão em média para um pouco mais longe de Portugal (3730 quilómetros) do que as mulheres (3436 quilómetros). [...] Na Europa a maioria dos investigadores portugueses no estrangeiro são mulheres (54 %), ao passo que nos EUA há mais homens investigadores (56%).
David Marçal em 'Cientistas Portugueses', livro da colecção Retratos da Fundação, 2019 (disponível em ffms.pt/loja)
Programa
-
18h30
O que comer?
Conferência de ciência GPS
- Oradores: Marta Vasconcelos Sofia Leite Sónia Negrão
- Moderadores: David Marçal
Documentos
-
Brochura do Mês da Ciência e da Educação 2019
.pdf (3411 KB)