Apresentação do livro "Criminalidade e Segurança"
Outros temas

Apresentação do livro "Criminalidade e Segurança"

30 setembro 2019

2019

30 setembro
18h30 - 20h00
Auditório do Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa
Ver mapa

Apresentação do livro "Criminalidade e Segurança"

A autora e investigadora Manuela Ivone Cunha debate o livro com o Juiz Conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio. A moderação é feita pelo jornalista António Costa Santos.

De que sentimos mais medo no dia-a-dia? Como varia esse grau de medo de acordo com os grupos sociais? Será a nossa insegurança proporcional aos níveis de criminalidade? Neste ensaio, a investigadora Manuela Ivone Cunha aborda os fenómenos da criminalidade, como têm evoluído e de que formas têm sido explicados. Sabia que o adultério, a pornografia com adultos, a vadiagem e a mendicidade deixaram de ser crimes em Portugal, mas que passaram a ser punidos outros comportamentos como a importunação sexual, as atividades perigosas para o ambiente ou a discriminação racial e religiosa? Na verdade, as condutas que violam normas são bem mais generalizadas do que se possa presumir e atravessam todos os meios, mesmo os mais convencionais.

Na apresentação do livro estará em debate com a autora Álvaro Laborinho Lúcio, juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça. A moderação é do jornalista António Costa Santos.

Ver

Partilhar

Relacionados

1 /