Apresentação do livro "As Plantas e os Portugueses"
Outros temas

Apresentação do livro "As Plantas e os Portugueses"

2 outubro 2019

2019

2 outubro
18h30 - 20h00
Auditório Manuel Valadares, Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Ver mapa

Apresentação do livro "As Plantas e os Portugueses"

Sessão de debate entre o autor Luís Mendonça de Carvalho e a professora Helena de Freitas, moderado pelo jornalista Ricardo Dias Felner.

Sabia que a oliveira mais antiga do país tem cerca de 3.350 anos? E que as ilhas das Berlengas albergam plantas que não existem em mais nenhum lugar do planeta? Ou que os portugueses foram os primeiros europeus a fazer leis de protecção das árvores? Estas são algumas das muitas curiosidades que pode descobrir no novo Ensaio da Fundação "As Plantas e os Portugueses", do biólogo e especialista em morfologia das plantas Luís Mendonça de Carvalho, que dirige o Museu Botânico, em Beja. Portugal tem um património vasto e rico de utilização cultural e tradicional das plantas. Este ensaio revela-nos as tradições culturais portuguesas ligadas às plantas (simbologia, romarias, artesanato, lendas, culinária, literatura, música, arquitectura). Descreve também muita da nossa flora autóctone, árvores monumentais, parques, jardins e dá-nos informação sobre proteção da natureza.

Em debate estará o autor com a professora da Universidade de Coimbra Helena de Freitas. A moderação é do jornalista e crítico gastronómico Ricardo Dias Felner.

Ver

Partilhar

Relacionados

1 /