Ciência e Universo
Ciência e Universo
Ao Encontro dos Portugueses

Ciência e Universo

16 novembro 2019
Ao Encontro dos Portugueses

Ciência e Universo

16 novembro 2019
Ciência e Universo
Assista em directo nesta janela

2019

16 novembro
13h00 - 20h00
Aula Magna de Lisboa
Ver mapa

Ciência e Universo

O que podemos esperar da Ciência nos próximos anos? Que impacto têm as descobertas e avanços tecnológicos no nosso dia-a-dia? Que desafios colocam à Humanidade?

Da genética à astrofísica, reúnem-se no próximo Encontro da Fundação cientistas de renome, que são também grandes comunicadores de Ciência: o geneticista Adam Rutherford, o físico que faz projecções sobre o futuro da humanidade Michio Kaku, o físico Carlo Rovelli ou a astrónoma Carolyn Porco, que dá nome a um asteróide.

 

Um dos maiores paradoxos do nosso tempo é este: não temos dúvidas dos enormes benefícios da ciência para a Humanidade, mas são cada vez maiores os receios sobre novos dilemas éticos e os seus efeitos perversos.

O que podemos esperar para a Humanidade? Uma das visões chegará com o físico de renome mundial Michio Kaku, que se tem debruçado sobre um possível futuro da espécie fora do planeta Terra. Outra de Carlo Rovelli, o físico italiano que tenta compreender e dar um sentido ao Tempo e à forma como ele funciona. A esta "Conversa Cósmica" junta-se o físico português que estuda os buracos negros Vítor Cardoso.

A Adam Rutherford, que investiga a origem da vida e a criação de genes sintéticos, junta-se a cientista portuguesa e Prémio Pessoa Maria Manuel Mota para o debate "Os Homens e o Planeta".

E a astrónoma Carolyn Porco, intérprete das imagens do Universo para a NASA, e a astrobióloga portuguesa Zita Martins, que trabalhou na missão a Marte ExoMars, vão revelar-nos uma nova visão do Universo: "Infinitamente Pequeno, Infinitamente Grande".

Para mais informação, contacte-nos através do e-mail encontro@ffms.pt ou do número 916671215.

Porque a ciência não se faz só de investigação, mas também de divulgação ao grande público, reúnem-se no próximo Encontro da Fundação grandes cientistas mundiais que são também grandes comunicadores de Ciência.

Programa

Partilhar