O Futuro do Planeta
O Futuro do Planeta
Ao Encontro dos Portugueses

O Futuro do Planeta

14 e 15 setembro 2019
Ao Encontro dos Portugueses

O Futuro do Planeta

14 e 15 setembro 2019
O Futuro do Planeta

2019

14 setembro
14h00 - 23h55
Teatro Camões, Parque das Nações
Ver mapa

2019

15 setembro
12h30 - 19h30
Teatro Camões, Praça das Nações
Ver mapa

O Futuro do Planeta

Num planeta cada vez mais ameaçado pela subida das temperaturas, aumento da poluição e pelo aquecimento dos oceanos, as soluções são urgentes. É para as debater que se reúnem em Lisboa, a 14 e 15 de Setembro, o ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry, a bióloga e exploradora subaquática Sylvia Earle, o ecologista Carl Safina e muitos outros especialistas nacionais e internacionais. Um Encontro a não perder.

 

Os alertas da comunidade científica chegam a um ritmo constante. Os termómetros vão continuar a subir e os oceanos a aquecer, as secas extremas vão prolongar-se e as grandes tempestades tornar-se mais frequentes.

Todos os dias, as emissões de gases com efeito de estufa criam na atmosfera uma temperatura equivalente à de 400 mil bombas de Hiroxima. Os oceanos têm servido de pára-choques a todo este aquecimento, absorvendo mais de 90% da temperatura que é gerada pelos gases com efeito de estufa, mas estão a sofrer todos esses efeitos. A subida do nível médio do mar, mudará para sempre a geografia das zonas costeiras, provocando milhões de refugiados climáticos e ameaçando a fauna e a flora como hoje as conhecemos. O relógio não pára.

No encontro o ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry e a exploradora e bióloga marinha Sylvia Earle vão propor medidas urgentes para o futuro dos oceanos, como a criação de áreas marinhas protegidas que assegurem a adaptação das espécies às mudanças provocadas pela crise climática.

Mas haverá muito mais para debater durante estes dois dias. Poderemos perceber como os Açores são hoje o epicentro do mar, viajar à descoberta do habitat do planeta, numa conferência que reúne mais de 50 especialistas nacionais e internacionais.

Com o palco principal no Teatro Camões, haverá conversas inéditas com os oradores no Jardim das Ondas e sessões no Oceanário de Lisboa que, com a Fundação Oceano Azul, são parceiros da Fundação Francisco Manuel dos Santos na organização deste encontro.

Programa

Ver dia

Teatro Camões, Parque das Nações

Teatro Camões, Praça das Nações

Partilhar