2019
Ética, Valores e Política
Com os novos desafios colocados pelas tecnologias, pela biomedicina e pela inteligência artificial, será que as normas éticas e os valores sociais consagrados pelos regimes parlamentares democráticos se tornaram insuficientes?
Nunca, como agora, o tema da falta de ética e de valores foi tão discutido nos jornais, em grupos de amigos e nas redes sociais. Quem não ouviu ainda falar da falta generalizada de ética? Ou que o valor da palavra, perante a crescente onda de notícias falsas, factos alternativos e teorias da conspiração, é cada vez mais precário?
O que é novo, porém, não é a manipulação dos factos ou a falsificação da realidade, pois todas as épocas foram ameaçadas pela mentira e pelo fanatismo. A grande novidade reside no seu exponencial nas democracias parlamentares, na forma aberta e explícita como os seus dirigentes manipulam os eleitores sem que a sua credibilidade política e o seu prestígio popular sofram consequências de maior. Ou ainda na sua utilização como arma para conquistar o poder em democracia e o seu impacto massivo através das redes sociais. Será que estas questões, juntamente com os novos desafios colocados pelas tecnologias, pela biomedicina e pela inteligência artificial, tornaram insuficientes as normas éticas e os valores sociais consagrados pelos regimes parlamentares democráticos?
Com Michael Sandel, professor em Harvard considerado pela "Foreign Policy"um dos 100 Global Thinkers, apelidado como o «professor de filosofia mais famoso do planeta» e Steven Pinker, psicólogo e linguista, autor de vários livros de divulgação científica, incluído pela revista "Time" na lista das pessoas mais influentes da actualidade.
Sabia que o curso dado por Michael Sandel foi dos mais frequentados de sempre na Universidade de Harvard? Ao filósofo norte-americano, que além de salas de aula também enche estádios, vai juntar-se outra das “estrelas” de Harvard, o psicólogo Steven Pinker. Em conjunto vão analisar se os princípios e valores morais dos nossos dias são suficientes para enfrentar os desafios políticos, económicos e tecnológicos das sociedades democráticas.
A crise de confiança dos cidadãos nas instituições políticas também estará em análise no dia 1 de Junho, com a apresentação do estudo Instituições e Qualidade da Democracia: Cultura Política na Europa do Sul, coordenado por Tiago Fernandes e com os co-autores João Cancela, José Santana Pereira e Edalina Rodrigues Sanches. Para debater o tema do estudo juntam-se a Tiago Fernandes os também especialistas em ciência política Monica Brito Vieira (Universidade de York) e Andrés Malamud (Instituto de Ciências Sociais).
A fechar o Encontro, a marca humorística do Governo Sombra, com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares, moderados por Carlos Vaz Marques.
Programa
-
14h10
Abertura de portas
-
14h20
Boas-vindas
-
14h30
-
14h35
Apresentação do estudo 'Instituições e Qualidade da Democracia: Cultura Política na Europa do Sul'
- Oradores: Tiago Fernandes
-
15h15
Debate sobre o Estudo
- Oradores: Andrés Malamud Mónica Brito Vieira Tiago Fernandes
- Moderadores: David Dinis
-
16h10
Intervalo
-
16h30
Ética, Valores e Politica
- Oradores: Michael Sandel Steven Pinker
- Moderadores: Gonçalo Saraiva Matias
-
18h00
Resumo do Dia
-
18h10
Intervalo
-
18h30
Governo Sombra
Com Ricardo Araújo Pereira, Carlos Vaz Marques, João Miguel Tavares e Pedro Mexia.
Documentos
-
Booklet dos Encontros da Fundação 2019
.pdf (11508 KB)