Apresentação do ensaio 'Hiperactividade e défice de atenção'
Saúde

Apresentação do ensaio 'Hiperactividade e défice de atenção'

31 janeiro 2018

2018

31 janeiro
18h30 - 20h00
Biblioteca do Museu João de Deus, em Lisboa
Ver mapa

Apresentação do ensaio 'Hiperactividade e défice de atenção'

Com o pedopsiquiatra Pedro Strecht, autor do livro, e a psicóloga analítica Teresa Sá, professora na Escola Superior de Educação. Moderação por Catarina Pires, editora da Notícias Magazine.

As nossas crianças estão a crescer num perigoso paradigma: a reacção a estímulos constantes substituiu o tempo para parar e pensar. Pais e professores são confrontados com diagnósticos de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA). Mas quantos são reais? Num país em que, em 2016, foram prescritos 5 milhões de embalagens de psicofármacos para jovens abaixo dos 15 anos, é tempo de parar e pensar sobre a abordagem clínica da PHDA. Como lidar com ela de forma integrada e travar o ciclo de resposta única da medicação? Oradores: - Pedro Strecht, autor do livro. - Teresa Sá, psicóloga clínica e psicanalista. Moderação: - Catarina Pires, editora da Noticias Magazine.

Sabia que só no ano passado, em Portugal, foram vendidos mais de 5 milhões de psicoestimulantes para jovens abaixo dos 15 anos, quando a população nacional para essa faixa etária ronda os 1,5 milhões?

Sabia que dentro da União Europeia, Portugal é um dos países que mais consome psicofármacos, incluindo ansiolíticos e antidepressivos?

Sabia que a saúde mental continua a ser relegada para segundo plano por sucessivos governos, apesar de ser uma das três prioridades do Plano Nacional de Saúde?

Ver

Partilhar