O impacto económico dos Fundos Europeus: a experiência dos municípios portugueses
Economia e Políticas Económicas

O impacto económico dos Fundos Europeus: a experiência dos municípios portugueses

13 dezembro 2017

2017

13 dezembro
18h00 - 19h30
Centro Europeu Jean Monnet
Ver mapa

O impacto económico dos Fundos Europeus: a experiência dos municípios portugueses

Apresentação do estudo da autoria de José Tavares, Ernesto Freitas e João Pereira dos Santos, da Nova School of Business and Economics.

A convergência de rendimentos entre as diferentes regiões europeias é uma das mais importantes prioridades políticas da União Europeia. O co-financiamento europeu de iniciativas locais pretende ter um impacto directo na economia através da dinâmica empresarial e da empregabilidade. A evidência empírica acerca do impacto dos fundos estruturais na promoção do crescimento está longe de ser consensual. Este estudo analisa informação de todos os municípios de Portugal Continental para avaliar de que forma os montantes e as rubricas de fundos europeus acedidos pelos municípios afectam a criação e a destruição de empresas privadas, assim como o desemprego.

Sabia que o acesso dos municípios a fundos europeus tem um impacto positivo sobre a dinâmica empresarial?

Sabia que o que conta para a criação de empresas e emprego nos municípios não é o montante dos fundos europeus a que se acede, mas sim a sua diversidade, a combinação de várias rubricas de fundos?

Sabia que as empresas que parecem responder mais a estes estímulos são as empresas com capital nacional, de pequena dimensão, e dos sectores secundário e terciário?

Sabia que os efeitos dos fundos europeus na dinâmica empresarial e no emprego não ocorrem apenas nos municípios que a eles acedem, mas também nos municípios vizinhos?

Programa

Ver

Partilhar

Relacionados

1 /