Apresentação do estudo «O Estado por dentro»
Justiça e Direito - Política e Sociedade

Apresentação do estudo «O Estado por dentro»

4 dezembro 2017
Apresentação do estudo por Daniel Seabra Lopes e João Mineiro

2017

4 dezembro
17h30 - 19h30
Biblioteca Palácio Galveias
Ver mapa

Apresentação do estudo «O Estado por dentro»

Uma visão etnográfica da Assembleia da República, de dois tribunais de primeira instância e da Agência Portuguesa do Ambiente.

Este estudo (coordenado por Daniel Seabra Lopes, antropólogo do ISEG-ULisboa) apresenta uma visão etnográfica de três funções representativas do Estado: o poder político personificado nos deputados à Assembleia da República; o poder judicial personificado nos magistrados ou oficiais de justiça de dois tribunais de primeira instância; e a gestão do ambiente levada a cabo pelos técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente. Metodologicamente apoiado em trabalho de campo intensivo com recurso à observação participante, o estudo procura dar primazia às pessoas que, quotidianamente, fazem do Estado uma realidade concreta e actuante. Este trabalho retrata e analisa os meandros do funcionamento daquelas quatro instituições, procurando compreender o trabalho dos seus agentes nas suas vertentes interaccionais, sociotécnicas e culturais.

Sabia que os grupos parlamentares são fortemente hierarquizados, sendo a acção de cada deputado condicionada pelas estruturas de poder dos partidos?

Sabia que os processos judiciais têm várias fases e muitos terminam ainda antes de darem entrada nos tribunais?

Sabia que todas as empresas de armazenamento de substâncias perigosas em Portugal têm de entregar um Relatório de Segurança à Agência Portuguesa do Ambiente, onde refiram os cenários de risco e as medidas necessárias para prevenir e minimizar as consequências de um acidente grave?

Programa

Ver

Partilhar