Praça da Fundação 2022
NOVO
Ciclo de Conferências

Praça da Fundação 2022

8 fevereiro a 1 junho 2022

Venha descobrir os novos livros da Fundação e os seus autores. Viagens na nossa terra e mais além. Dos caminhos de Portugal e para o futuro do país ao muito que ainda desconhecemos sobre o universo, ao potencial universal dos actores, passando pela capacidade de sermos maiores unindo as há muito irmãs forças minhotas e galegas.
  • Política e Sociedade

    Eles governam, governam… mas quem são “eles”?

    Os portugueses acabam de ir às urnas, um Parlamento está definido. Mas o que sabemos sobre o dia-a-dia de um ministério ou o caderno de encargos de um secretário de Estado? Um debate com os politólogos Pedro Silveira, autor do novo livro «Governo de Portugal», e Marina Costa Lobo com o comentador político Luís Marques Mendes.
    08 fev
    Site da Fundação
  • Economia e Políticas Económicas

    Endividados e mais pobres: Há esperança para a economia portuguesa?

    A economia nacional não cresce há 20 anos e o retrato do país não é airoso. O turismo deu um empurrão, mas a esperança numa mão-de-obra qualificada e numa economia competitiva não se confirma. Que decisões difíceis têm os portugueses pela frente? Que “milagre” nos salva? A esta conversa com Luciano Amaral juntam-se a professora na Nova SBE e colunista do Público Susana Peralta, e a economista e presidente do ISEG Clara Raposo.
    09 fev
    Site da Fundação
  • Outros temas

    Que mar à vista para Portugal?

    Portugal tem uma pequenez de terra, mas uma grandeza de mar. Mas terá Portugal capacidade para “agarrar” os decisores políticos, de responder à crise climática e de ter uma política para o mar? As respostas do autor do livro «Economia Azul», Duarte Bué Alves e da jurista e ex-ministra da Agricultura e do Mar Assunção Cristas.
    11 fev
    Site da Fundação
  • Outros temas

    Teatro, será que o pano vai cair?

    A pandemia fechou salas, deixou artistas em quarentena, o tempo ficou suspenso. Na hashtag #ficaremcasa valeu tudo, até o inimaginável: o que faz o teatro sem pessoas? Reinventa-se, afinal é serviço público e soma séculos a dar provas de vida. E agora? Um debate com a actriz e encenadora Cristina Carvalhal, o crítico e cronista Pedro Mexia e a autora do novo livro «Vamos a Teatro», Dina Soares.
    08 mar
    Site da Fundação
  • Outros temas

    Quantos invisíveis viu hoje?

    Imigrantes. Baixo salário. Baixa escolaridade. Na maioria mulheres. Na maioria mães. São estes os indicadores do sector das limpezas industriais, tabelado em pouco mais do que ordenado mínimo, mas que factura milhões de euros para as empresas. Neste debate juntam-se Carol Amaral, ex-empregada de limpeza, a socióloga Maria Isabel Dias e Rita Pereira Carvalho, autora do livro «As invisíveis».
    09 mar
    Site da Fundação
  • Outros temas

    Futebol, um recreio de relva?

    O futebol é a recuperação das memórias? Como é sentido este desporto desde a infância à idade adulta? Que emoções e memórias faz viver e reviver? E como evoluiu?. Ponha o cachecol do clube ao pescoço e assista ao debate sobre o novo livro de Jorge Reis-Sá, «Campos dos Bargos». Uma conversa onde se juntam ao autor, o portista Francisco José Viegas e o benfiquista Vasco Mendonça.
    10 mar
    Site da Fundação
  • Política e Sociedade

    Galiza, irmã de Portugal?

    As semelhanças entre galegos e portugueses vão muito além da língua. Estendem-se à mesa, aos hábitos, às paisagens e à cultura, ao trabalho e coordenação autárquica. Uma integração das comunidades do Alto Minho e da Galiza antiga e profunda, que pode descobrir neste debate sobre o livro «Galiza, Terra Irmã de Portugal».
    11 mai
    Disponível no site da Fundação
  • Ciência e Tecnologia

    Pode um buraco negro engolir o universo?

    A nossa galáxia tem prazo de validade? O Big Bang é um fenómeno único ou poderá haver muito mais universos para lá do que conhecemos? Um debate para conhecer as principais descobertas sobre o cosmos e os muitos mistérios que ainda esconde.
    12 mai
    Disponível no site da Fundação
  • Outros temas

    Portugal ainda é um país de navegadores?

    Portugal tem a 5ª maior Zona Económica Exclusiva da Europa e uma costa que se prolonga por 943 km no continente e 667 km nas ilhas da Madeira e Açores. Não admira por isso que cedo se tenha tornado um país de navegadores, centro das trocas comerciais do mundo inteiro. Mas ainda o podemos ser? Estão os nossos portos a tirar partido da condição geográfica que nos dá vantagens a nível logístico para o continente europeu? As respostas neste debate.
    13 mai
    Disponível no site da Fundação
  • Política e Sociedade

    Populismo: O povo é ignorante ou está farto de mentiras?

    Portugal vive há mais tempo em democracia do que em ditadura. Porque é que os eleitores continuam a ser tão sensíveis ao discurso populista? Há populismo em Portugal? Perguntas para o debate com o autor da obra «Populismo – Lá fora e cá dentro», José Pedro Zúquete, com o deputado Sérgio Sousa Pinto e o historiador José Miguel Sardica.
    30 mai
    Site da Fundação
  • Outros temas

    Pode um bosque ser santo?

    Que segredos esconde a Mata Nacional do Buçaco? Que contributo tiveram os monges que o criaram no desenvolvimento da botânica, «farmacêutica», e para a preservação ambiental? As respostas neste debate com Susana Neves, autora do livro «Ama o precipício, Mata Nacional do Buçaco» e Maria Amélia Martins-Loução, presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia.
    31 mai
    Site da Fundação
  • Outros temas

    Todo o mundo é um palco?

    Uma viagem pelo mundo da actuação. Pela encarnação de papéis que obrigam os actores a transformarem-se noutra coisa, pelas dificuldades, receios e instabilidade de uma carreira artística. Com o autor do livro «Ser Ator em Portugal», Jacinto Lucas Pires, Catarina Requeijo e Fernando Mora Ramos.
    01 jun
    site da Fundação

Partilhar