Mês da Ciência e da Educação 2021
Ciclo de Conferências

Mês da Ciência e da Educação 2021

20 outubro a 24 novembro 2021

O cérebro, o universo e tudo o resto é o mote deste ciclo de 6 conferências, que reúne grandes especialistas nacionais e internacionais. Não perca as sessões com os neurocientistas David Eagleman e Rui Costa, português que dirige o maior centro de investigação do cérebro do mundo, o neurologista Steven Novella, a bioquímica Camilla Pang, a astrofísica Cristina Oliveira, o astrónomo Nuno Peixinho, e o debate sobre Educação com Terry Anderson e Neuza Pedro. Siga o programa em baixo.
  • Ciência e Tecnologia

    «Explicar os humanos», uma conversa com Camilla Pang

    Como tomamos decisões? Como escolhemos entrar em conflito ou evitá-lo? Como estabelecemos relações? As respostas nesta conversa com a investigadora Camilla Pang, autora do livro «Explaining Humans».
    20 out
    Site da Fundação
  • Ciência e Tecnologia

    «Olhos no espaço»

    Em Dezembro será lançado, no foguetão Ariane, o novo telescópio espacial James Webb Space, que irá juntar-se ao famoso Hubble, através do qual observamos o universo há mais de 30 anos. De olhos no espaço, venha descobrir o que vamos poder ver com a astrofísica Cristina Oliveira e o astrónomo Nuno Peixinho.
    27 out
    Site da Fundação
  • Saúde - Ciência e Tecnologia

    «Cérebro e movimento», uma entrevista ao neurocientista Rui Costa

    Respirar ou engolir são acções inatas, que não temos de aprender. Mas muitas outras são aprendidas ao longo da vida, num processo de tentativa erro. Conhecemos cada vez melhor os processos cerebrais associados à escolha das acções, à aprendizagem de competências e aos hábitos que adquirimos. Veja esta entrevista ao neurocientista Rui Costa, que dirige o maior centro de pesquisa sobre o cérebro do mundo.
    03 nov
    Site da Fundação
  • Educação

    «Ensino a distância» com Terry Anderson e Neuza Pedro

    Com a pandemia de COVID-19, alunos e professores foram para casa e o ensino passou para os ecrãs de forma súbita e, muitas vezes, improvisada. Que dados há sobre os resultados dessa nova maneira de ensinar e aprender? Fora de uma situação de emergência, quais são as limitações e as mais-valias do ensino a distância? Uma conferência com os especialistas Terry Anderson e Neuza Pedro.
    10 nov
    Site da Fundação
  • Saúde - Ciência e Tecnologia

    «Pseudociência na saúde», uma entrevista a Steven Novella

    A ciência é única maneira de determinar que tratamentos e produtos são realmente seguros e eficazes. Contudo, encontramos diariamente na internet conteúdos incrivelmente crédulos e acríticos sobre pseudo tratamentos alternativos. Como identificar com segurança a medicina com base na ciência? As respostas do neurologista norte-americano Steven Novella.
    17 nov
    Site da Fundação
  • Saúde - Ciência e Tecnologia

    «O cérebro moldável», uma entrevista ao neurocientista David Eagleman

    Durante muito tempo, o cérebro foi visto como um órgão em que diferentes regiões se dedicavam a tarefas específicas. Mas esse modelo está pura e simplesmente errado. O cérebro é uma máquina que se reconfigura a si própria, que se ajusta e adapta a tudo o que acontece à sua volta. É moldável. Nesta entrevista, o neurocientista David Eagleman explica-lhe o que isto significa.
    24 nov
    Site da Fundação

Partilhar