Mês da Ciência e da Educação 2020
Ciclo de Conferências

Mês da Ciência e da Educação 2020

21 outubro a 18 novembro 2020

Um ciclo de conferências sobre «A Esperança na Ciência», com grandes divulgadores de ciência e especialistas internacionais. Não perca as conferências com Ann Druyan, Naomi Oreskes, Nahid Bhadelia e Elissa Epel. Assista live, sempre às quartas-feiras, às 21h.
  • Ciência e Tecnologia

    Cosmos: Mundos Possíveis

    Conferência com Ann Druyan, co-criadora da série televisiva «Cosmos», com Carl Sagan, e do novo livro «Cosmos: Mundos Possíveis». Comentário do físico Carlos Fiolhais e moderação do jornalista Vasco Trigo.
    21 out
    Assista nesta página
  • Preparação para Pandemias
    Assista nesta página (com legendagem)
    Saúde - Ciência e Tecnologia

    Preparação para Pandemias

    Conferência com a médica infecciologista Nahid Bhadelia, da Universidade de Boston. Comentários de Filipe Froes, pneumologista e coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19. Moderação do jornalista Vasco Trigo.
    28 out
    Assista nesta página
  • Porquê Confiar na Ciência do Clima, e não só?
    Assista nesta página (com legendagem)
    Ciência e Tecnologia

    Porquê Confiar na Ciência do Clima, e não só?

    Conferência com Naomi Oreskes, historiadora de ciência e colunista da revista Scientific American. Comentários de David Marçal, bioquímico e divulgador de ciência, e moderação do jornalista Vasco Trigo.
    04 nov
    Assista nesta página
  • Genética, stress crónico e envelhecimento
    Assista nesta página (com legendagem)
    Saúde - Ciência e Tecnologia

    Genética, stress crónico e envelhecimento

    Conferência com Elissa Epel, psicóloga especialista em envelhecimento e obesidade na Universidade da Califórnia, em São Francisco. Comentários de Elsa Logarinho, investigadora em genética do envelhecimento do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S). Moderação do jornalista Vasco Trigo.
    11 nov
    Assista nesta página
  • Conferência GPS: Como Comunicar Ciência ao Público em Geral?
    Assista nesta página
    Ciência e Tecnologia

    Conferência GPS: Como Comunicar Ciência ao Público em Geral?

    Conferência com Ana Godinho, directora de educação, comunicação e divulgação do CERN, na Suíça, e Pedro Russo, professor de astronomia na Universidade de Leiden, na Holanda. Moderação do jornalista Vasco Trigo.
    18 nov
    Assista nesta página

«Construímos uma sociedade baseada em ciência e tecnologia, na qual ninguém entende nada de ciência e tecnologia. E essa mistura explosiva de ignorância e poder, mais cedo ou mais tarde, irá explodir-nos na cara.»
--- Carl Sagan (1996)

Entre o aparecimento da vida em vulcões submarinos e as naves movidas a energia solar, estamos nós: a ciência e a civilização cresceram juntas. Ann Druyan, co-autora (com Carl Sagan) da série televisiva «Cosmos» e autora do recente livro «Cosmos: Mundos Possíveis», conta-nos essa história com a eloquência ímpar que a consagrou na divulgação científica. Porque a comunicação de ciência é uma necessidade tornada ainda mais evidente com a Covid-19, falaremos do melhor modo de comunicar ciência ao público em geral. Dois membros da rede de cientistas portugueses GPS – Global Portuguese Scientists — Ana Godinho (CERN) e Pedro Russo (Leiden) — informam-nos sobre o modo como se faz hoje, no mundo, o ensino informal da ciência. Perante o oceano de (des)informação em que estamos mergulhados, é caso para perguntar: porquê confiar na ciência? A isso nos responderá Naomi Oreskes, professora em Harvard, colunista da Scientific American e autora de um livro que tem precisamente essa pergunta como título. Discutiremos também — com a participação de Nahid Bhadelia, médica especialista em doenças infecciosas da Universidade de Boston — o modo como podemos preparar-nos para uma eventual segunda vaga da actual pandemia e para outras futuras pandemias. E falaremos ainda — com o contributo de Elissa Epel, psicóloga da Universidade da Califórnia – São Francisco, e co-autora do livro «A Ciência da Juventude» — acerca do prolongamento do tempo de vida saudável, cujo sucesso, hoje como antes, reside na ciência. Entre Outubro e Novembro de 2020, a Fundação Francisco Manuel dos Santos propõe um programa inteiramente digital dedicado aos excelentes motivos pelos quais podemos ter esperança na ciência.

Partilhar