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Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se a medida-padrão do comentário em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se a medida-padrão do comentário em Portugal

Excerto da introdução do livro «O efeito Marcelo: o comentário político em Portugal», de Rita Figueiras
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Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se a medida-padrão do comentário em Portugal e nenhum comentador escapa à comparação, mesmo os que se pretendem distanciar dele. Aquele que viria a tornar-se presidente da República fabricou um novo molde, tal como sugere o título deste livro.

«Estamos aqui de pulsos cortados e de coração apertado. Custa-nos ver partir o Professor Marcelo. Esta é uma homenagem da TVI a uma das suas principais figuras e mais duradouras figuras. Marcelo Rebelo de Sousa faz parte da história desta estação. Escreveu com o seu próprio punho alguns dos capítulos mais gloriosos do sucesso da informação da TVI. Portanto, na entrada desta sua nova fase de vida, de certa forma, também abre um novo capítulo para a informação da TVI aos domingos. É um desafio que está lançado. Substituir alguém que, por definição, é insubstituível.»

O diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, disse estas palavras no último dia de Marcelo Rebelo de Sousa como comentador, em outubro de 2015. A emissão especial de 38 minutos foi inteiramente dedicada ao «professor» (como os jornalistas da estação lhe chamavam) e contou com a presença de seis dos pivôs (Judite Sousa, José Alberto Carvalho, Júlio Magalhães, Ana Sofia Vinhas, José Carlos Castro e João Maia Abreu) que o acompanharam ao longo dos anos. Os seus dois filhos também estiveram no estúdio, juntando-se à homenagem no fim da emissão. Se fosse hoje, o momento teria terminado com uma selfie, certamente tirada pelo próprio Marcelo.

Antes de encerrar o noticiário, Sérgio Figueiredo acrescentou: «deixe-me agradecer-lhe as audiências». De facto, o professor foi líder incontestado, e esta emissão especial bateu todos os recordes. A média de audiências do seu comentário situou-se nos 30 % de share (percentagem de espectadores que assistiram ao espaço de opinião tendo em conta o total de pessoas a ver televisão àquela hora), mas naquele domingo de despedida obteve 35,7 %. Estes valores impressionam, e impressionam ainda mais se tivermos em conta que a quota de mercado da TVI — o canal de televisão mais visto no país — se situou nos 22,5 % nesse ano.

O comentário, tal como hoje o conhecemos, chegou à televisão portuguesa em 2000, com a contratação de Marcelo Rebelo de Sousa pela TVI. O formato evoluiu ao longo do tempo e foi-se moldando às suas características de personalidade e capacidades comunicativas. Esta evolução revela a forma descomplexada com que encarou o papel de comentador e o estatuto simbólico de professor universitário. Em 2015, por exemplo, partilhou com Cristina Ferreira — a apresentadora mais popular do país — a capa do primeiro número da revista Cristina, tendo sido, inclusive, entrevistado por ela nessa edição. Marcelo desenvolveu uma nova forma de fazer comentário. Com uma linguagem acessível a quase todos, democratizou o acesso à opinião esclarecida e massificou um produto de nicho, até então consumido apenas pela elite nacional. Com um discurso pedagógico e simples — simplista e nem sempre exato, segundo vozes críticas —, conseguiu comunicar com os mais variados auditórios e ser relevante para todos eles.

Marcelo introduziu também uma componente de entretenimento no seu comentário. Não me refiro apenas ao dinamismo e à exuberância com que abordava os assuntos e ao uso de linguagem coloquial e expressões populares. O comentador integrou no seu espaço de opinião momentos dignos do 'daytime' televisivo. Uma vez trouxe um leitão da Bairrada para a mesa do comentário. Noutro dia levou para estúdio uma torta gigante, acompanhada do pasteleiro que a confecionara, e frequentemente oferecia doces, em direto, a Judite Sousa. Chegou ainda a incluir entrevistas no seu espaço. Conversou com Ruy de Carvalho no estúdio, e com Cristiano Ronaldo em Madrid. Numa emissão feita a partir de sua casa, mostrou o neto recém-nascido. Esta atitude descomplexada revelou-se igualmente na ampliação e diversificação dos temas abordados. O professor falava de política nacional e internacional, de economia e de assuntos judiciais, mas também de futebol e das novelas da TVI. Além da agenda institucional, destacava associações recreativas e festividades no país profundo, e concluía os seus programas com a apresentação de livros (razão pela qual eram com frequência motivo de destaque à segunda-feira em algumas livrarias).

Por outro lado, o seu comentário reconfigurou o perfil de audiências do noticiário da TVI, integrando as classes A e B (espectadores mais escolarizados e com níveis elevados de rendimento) no auditório do noticiário de domingo. O comentador contribuiu, ainda, para que fosse dada mais atenção a este espaço informativo, com os outros media a fazerem eco das suas opiniões e o Jornal Nacional a ganhar o estatuto de definidor da agenda de outros meios, de jornalistas de referência e das esferas de poder. A sua contratação pela TVI guindou a figura do comentador na sociedade portuguesa a um patamar totalmente novo. Por sua causa, o domingo tornou-se o dia 'premium' do comentário nos canais generalistas: no mês em que terminou a colaboração de Marcelo, a opinião de Luís Marques Mendes transitou para o domingo. Paulo Portas comenta nesse dia (TVI), tal como fez José Sócrates (RTP1). O «efeito Marcelo» é evidente e ajuda a compreender as razões pelas quais o comentário político se tornou uma componente estruturante das emissões televisivas e os espaços individuais de opinião se converteram no seu formato dominante.

O «efeito Marcelo» também se fez sentir fora do comentário político. O Tempo Extra com Rui Santos, criado pela SIC Notícias em 2004, é disso um bom exemplo; o comentário desportivo é no entanto todo um outro mundo que não cabe no âmbito deste livro. A figura do comentador-estrela é, igualmente, fundamental para se perceber a importância do comentário para uma carreira política, transformando a função num instrumento político ímpar e sem precedentes no país. Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se a medida-padrão do comentário em Portugal e nenhum comentador escapa à comparação, mesmo os que se pretendem distanciar dele. Aquele que viria a tornar-se presidente da República fabricou um novo molde, tal como sugere o título deste livro. 

Fala-se muito sobre o que dizem os comentadores, mas há pouca reflexão sobre estas figuras e sobre os programas em que participam. No presente livro começamos por analisar o universo do comentário televisivo e dos comentadores, e por ver o modo como os protagonistas encaram a função e escolhem os temas. Olhamos depois para os formatos de comentário e estudamos alguns espaços de opinião. Incluímos ainda nessa parte uma reflexão sobre a interação entre o político comentador e o jornalista nos espaços individuais de opinião dos noticiários. Na terceira parte analisamos os dados resultantes de um estudo sobre a evolução do comentário político na televisão portuguesa (entre 2000 e 2017), avaliando nomeadamente a presença das mulheres, a participação dos políticos nos espaços individuais de opinião, e a sua distribuição partidária ao longo do tempo. A conclusão reflete sobre o interesse que os media e os políticos têm no comentário para lá daquilo que nos mostra o ecrã.

Imagem: Marcelo Rebelo de Sousa no WebSummit 2018. Fotografia em Wikimedia Commons.

 

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

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