A
A
5 Leituras #42: Para evitar que os incêndios de 2017 se repitam

5 Leituras #42: Para evitar que os incêndios de 2017 se repitam

Sugestões de Patrícia Carvalho, autora do livro «Ainda Aqui Estou», publicado pela FFMS.
2 min
Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que autores da Fundação sugerem a leitura de cinco artigos ou a visualização de vídeos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

 

Eis que fazem novas todas as coisas
Documentário de Liliana Valente e Sibila Lind para o Público

O documentário produzido pelo PÚBLICO com história de pessoas que enfrentaram e sobreviveram aos incêndios de Pedrógão Grande. Porque a memória é das coisas mais importantes que temos o dever de preservar. Só lembrando o que aconteceu é que podemos tentar evitar que se repita de novo.

Incêndios de Pedrógão Grande: o que mudou um ano depois?
No Público

Nesta página está um conjunto de trabalhos feitos pelo PÚBLICO para assinalar o primeiro aniversário dos incêndios de Junho de 2017. Vale a pena olhar para as diferentes abordagens, para ter uma perspectiva global do rasto deixado pela tragédia.

Um ano depois do pior dia de 2017
No Público

No que se refere a incêndios, 2017 não foi só, infelizmente, a tragédia de Junho. Em Outubro, à distância de poucos meses, o país reviveu tudo outra vez. O conjunto de trabalhos agregados nesta página do PÚBLICO mostra o quão difícil e lento é o regresso à normalidade, quando ela é possível.

Avaliação dos incêndios ocorridos entre 14 e 16 de Outubro de 2017 em Portugal Continental
Pela Comissão Técnica Independente

Nem sempre é fácil ler um relatório técnico, mas é imperdível a leitura do relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de Outubro, para perceber como o fogo avançou, as suas causas prováveis, o que falhou e o que é preciso fazer para tentar evitar que os grandes incêndios futuros tenham consequências tão catastróficas.

A máquina do tempo: Pedrógão um ano depois
Por Joana Beleza e Christiana Martins para o Expresso

E como é que as crianças experienciaram os incêndios de Pedrógão Grande e lidaram com as perdas sofridas? Está tudo explicado neste documentário e na reportagem multimédia do Expresso. Veja e leia.

Patrícia Carvalho é autora do livro Ainda Aqui Estou, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

 

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

Portuguese, Portugal