A
A
5 Leituras #35: Sindicatos, movimentos sociais, jovens e cidadania

5 Leituras #35: Sindicatos, movimentos sociais, jovens e cidadania

Sugestões de Elísio Estanque, autor de «Praxe e Tradições Académicas» e de «A Classe Média: Ascensão e Declínio».
4 min
Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que autores da Fundação sugerem a leitura de cinco artigos ou a visualização de vídeos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

 

Observatório Permanente da Juventude (OPJ)
(Em língua portuguesa)

O Observatório Permanente da Juventude é um programa de investigação e estudos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa que tem por objetivo potenciar a produção, a troca e a difusão do conhecimento científico sobre atitudes e comportamentos juvenis em Portugal e no mundo. Tem desenvolvido projetos em áreas como horizontes profissionais e transições para o mercado de trabalho; identidades e culturas juvenis; e socialização e participação cívica e política. No seu site disponibiliza ligações para várias bases de dados como séries estatísticas longitudinais sobre a juventude em Portugal, permite o acesso a publicações e outras fontes bibliográficas, e fornece uma série de outros links importantes. Esta plataforma é um recurso valioso para o conhecimento da juventude portuguesa e internacional.

European Trade Union Institute (ETUI)
(Em língua inglesa)

O Instituto Europeu de Sindicalismo é o centro independente de investigação e formação da Confederação Europeia de Sindicatos (CES). O conhecimento produzido por este instituto – em cooperação com universidades, redes académicas e de especialistas – é colocado ao serviço das organizações sindicais europeias e de outros organismos, procurando contribuir para o fortalecimento da dimensão social da UE. O site do ETUI oferece um conjunto amplo de secções, entre as quais se destacam as publicações centradas nas temáticas do trabalho, sindicalismo e nos impactos da inovação tecnológica no campo laboral. O observatório das reformas disponibiliza ainda dossiers com dados sobre o mercado de trabalho, reformas nas pensões e estatísticas de greves em cada um dos países da União Europeia. Os materiais e dados apresentados neste site constituem ferramentas valiosas para o conhecimento do marcado de trabalho e do sindicalismo europeu.

Youth Wiki
(Em língua inglesa)

O Youth Wiki é a enciclopédia online da Europa na área de políticas nacionais de juventude. Trata-se de uma base de dados das estruturas nacionais, políticas e ações direcionadas para os jovens, abrangendo os oito principais campos de ação identificados no âmbito da Estratégia Europeia para a Juventude 2010 – 2018 (educação e formação, emprego e empreendedorismo, saúde e bem-estar, participação, voluntariado, inclusão social, a juventude e o mundo, e criatividade e cultura). Este site proporciona por isso um conhecimento alargado das tendências atuais das juventudes europeias, possibilitando o estudo comparativo entre diferentes países que permite informar a formulação de políticas dirigidas à juventude.

Livro «Social Movements and Organized Labour. Passions and Interests»
Grote, Jürgen R.; Wagemann, Claudius (orgs.) (2018),
(Em língua inglesa)

Este livro tem como foco o problema da ação coletiva nas suas diversas formas, nomeadamente a que se insere na esfera sindical e a que emana dos movimentos sociais mais gerais. A construção de alianças e as tensões existentes entre esses dois grupos de atores coletivos assumem uma crescente relevância na coesão social e nas dinâmicas de transformação do capitalismo democrático. Fornece análises empíricas a propósito dos fatores políticos, sociais e económicos que encontram expressão numa multiplicidade de novas modalidades de ação e negociação entre organizações de diferentes tipos. As contribuições que dão corpo a este livro perspetivam os atores sociais a partir de novos ângulos que rompem com as análise clássicas e pretendem transcender campos de ação claramente definidos. Assim, sindicatos, movimentos sociais, crises, protestos, alianças e a precariedade compõem um conjunto dinâmico de forças sujeito a influências mútuas, o que permite revelar propriedades estruturais e estratégicas, ao mesmo tempo que são explorados os motivos e valores subjacentes à ação coletiva. As análises que compõem o conjunto da obra oferecem uma perspetiva inovadora sobre a ação coletiva e as possibilidades de aprendizagem recíproca entre diferentes tipos de organizações.

Livro «Caloiros e Doutores. Um estudo sociológico sobre a praxe académica em Portugal»
Lopes, João T.; Sebastião, João; Estanque, Elísio; Mineiro, João; Silva João P. (2018)
(Em língua portuguesa)

O livro “Caloiros e Doutores” gira em torno da praxe académica, tomando-a como um fenómeno multidimensional e de grande complexidade. Este estudo, realizado com o financiamento e o apoio da Direção-Geral do Ensino Superior, investiga diversas constelações de fatores e processos, nomeadamente socioeconómicos e socioculturais, ideológicos e políticos, históricos e comunicacionais, institucionais e relacionais, relativos a trajetórias pessoais e a mudanças sociais que se encontram subjacentes às várias expressões da praxe académica. Questionando a retórica dos promotores destes rituais e criticando o seu significado simbólico e sociocultural enquanto formas de legitimação do autoritarismo entre a juventude estudantil, a obra apresenta-nos uma análise em profundidade acerca da praxe visando influenciar a implementação de medidas alternativas de integração académica que ponham fim aos contornos abusivos e violentos que o fenómeno ganhou nas últimas décadas em Portugal.

Elísio Estanque é autor do livro Praxe e Tradições Académicas e do ensaio A Classe Média: Ascensão e Declínio, publicados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

 

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

Portuguese, Portugal